domingo, 29 de março de 2009

Caso das crianças lobo, Amala e Kamala

Irei agora, através da narrativa a respeito de Amala e Kamala, ilustrar o texto refente a Conhecimento e a Educação postado anteriormente. Leiam e percebam o quanto é interessante constatar que o conhecimento é realmente um produto social coletivo.


O caso das crianças lobo, Amala e Kamala serve para ilustrar a afirmação de que apenas a composição biológica do indivíduo não lhe assegura a condição suficiente para se tornar humano, apenas a condição necessária para a sua existência como indivíduo.
Conta-se que, em 1920, na Índia, o Reverendo Singh teria confirmado um boato que circulava entre os camponeses de Midnapore. Tratava-se da existência de crianças vivendo no meio de lobos. Através de um posto de observação montado em cima de uma árvore, do lado de fora de uma grande caverna, ao cair da noite, pôde observar que entre lobos que saiam um a um da caverna encontrava-se uma mãe e seus filhotes e, entre esses filhotes dois deles pareciam homens, apesar de não agirem como tal.
Organizou-se uma exposição que massacrou os lobos, as crianças-lobo foram resgatadas. Uma delas, quando foi encontrada, denominada Amala, tinha um ano de idade e veio a morrer um ano mais tarde. A outra, Kamala, de oito anos de idade, viveu até 1929. Eram como lobos no jeito de comportar e até mesmo na aparência. Moviam-se rapidamente de quatro, não sabiam andar sobre os pés, criaram calos duros nos joelhos e naspalmas das mãos. Mexiam as narinas para cheirar, queriam comer apenas carne crua, caçavam animais selvagens, tinham hábitos noturnos, evitavam outras crianças, preferiam a companhia de cães e gatos. Ao dormir, enrolavam-se juntas no chão. Eram ativs e uivavam como lobos. Nunca choravam ou riam. O relato abaixo nos dá idéia da evolução de Kamala:
" A evolução de Kamala, foi significativa, porém limitada. Ela conseguiu aprender a caminhar só com as pernas e mudar de hábitos alimentares, aprendeu muitas palavras e sabia usá-las, embora nunca tenha chegado a falar com fluência. Apesar dos progressos de Kamala, a família do missionário anglicano que cuidou dela, bem como outras pessoas que a conheceram intimamente, nunca sentiu que fosse verdareiramente humana.

Fonte: http:// www. feralchildren.com/en/index.php exemplos de vários casos.
www.google.com" crianças lobo".

Assim, denominamos ao processo que se permite tornar-se humano mediante a interação com outros homens no interior de um determinado contexto social de EDUCAÇÃO.

Aproveito para a partir dessa definição de educação, abordar a teoria de Vygotsky, pois dentre as diferentes correntes psicológicas, a psicologia sócio-histórica é a que mais nos mobiliza a compreender o desenvolvimento do ser humano, ou seja, como nos tornamos humanos ao nos apropriarmos do mundo. Sua obra apesar de inacabada é genial. Assim para compreender sua teoria parece-me necessário saber em que época histórica viveu Vygotsky, com quem dialogou, como construiu sua teoria da psicologia sociocultural ou sócio-histórica ou sócio-interacionista, e para isso, caso você queira construir conhecimento, leia as próximas publicações do blog, ok?


3 comentários:

  1. Parabéns Nilza, mais uma vez você me surpreendeu. Amala e Kamala as meninas lobos, foi tema da avaliação de Antropologia. Que sorte ter colega, inteligente e sensível.
    Se deu bem, em amiga!!!
    Andrea.

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  2. Sou estudante de Direito e ao pesquisar psicologia aplicada, tive acesso à esse texto. Parabenizo a autora pela simplicidade e clareza ao dissertar. Obrigado! Marcos Marinho, Vit. da Conquista-BA

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  3. SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIAE ESTOU COM DIFICULDADE DE LOCALIZAR SOBRE, ANALISE O CAS DAS MENINAS. LOBO AMALA E KAMALA A PARTIR DA TEORIA SÓCIO-CULTURAL DE VYGOTSKY, DESTAQUE A QUESTÃO DA CULTURA PEÇO AJUDA!

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