domingo, 29 de março de 2009

O Conhecimento e a Educação

Sabemos que conhecimento é a apropriação intelectual das coisas, dos fenômenos, daquilo que se transformou em objeto de interesse para nós, que ele se dá de acordo com a nossa conveniência, com o nosso parecer favorável a respeito de assuntos diversos. Há portanto, diferentes conhecimentos.
O conhecimento é resultado ou produto de um processo social coletivo. Cada indivíduo desenvolve o seu saber no interior de um determinado grupo social, no interior de determinada classe social, em uma sociedade. Diferentes classes sociais que compõem determinada sociedade terão nela indivíduos que perceberão de diferentes maneiras a realidade, pois não há posibilidades de a percepção de uma mesma realidade ser ideêntica a das diferentes classes sociais. "O conhecimento é determinado socialmente, é um produto social".
Quem procura adquirir conhecimento são os homens e eles também produzem conhecimento, diferente dos animais e ao mesmo tempo os homens produzem a sua própria vida. Conhecer e existir fazem parte de um mesmo processo social.
Da relação entre um homem e uma mulher é possível nascer um indivíduo. Esse indivíduo é o produto de uma herança biológica, ele traz a composição genética advinda daquela relação. A composição biológica desse indivíduo assegura a ele a condição necessária para a sua existência como indivíduo, não lhe assegura, contudo, a condição suficiente para se tornar humano.
Fonte: Integração e operacionalização de práxis psicopedagógica: eixo 1/ Coordenação e organização dos textos por Magda Chamon.- Belo Horizonte: Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC, 2005. p.19

Um comentário:

  1. Concordo com a afirmação que para um indivíduo se tornar humano precisa-se que ele passe da situação de indivíduo para a de humano através da herança sócio-cultural. Exemplo disso podemos ter além do caso das meninas lobo ao assistir o filme de Kaspar Hause.

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