sábado, 7 de março de 2009

estágio das Operações Concretas


Estágio das Operações Concretas (7 a 12 anos)

As pesquisas de Piaget mostraram que nesse estágio o desafio é realizar as operações construídas no estágio anterior de forma autônoma em relação ao objeto concreto. Qual seja, a criança é capaz de compreender que o volume da água não se altera porque está em copos com formas e tamanhos diferentes. Ela não necessita para isso de ter os copos e água à sua frente, já será capaz de fazer a operação de forma mental.

Suas estratégias de assimilação e acomodação são marcadas pelo treino e experimentação de suas habilidades cognitivas. Predominam a prática de jogos de memória, brincadeiras com regras e prática de colecionar e agrupar objetos.

Segundo Piaget, a obtenção de uma forma de pensar mais abstrata pode levar a crer que o desenvolvimento mental se encerra por volta dos 11, 12 anos, porém, é justamente depois dessa fase que ocorre a modificação decisiva e fundamental no pensamento da criança. O pensamento concreto, construção do estágio anterior, habilita a criança operar mentalmente, mas com referência aos objetos que podem ser manipulados e submetidos à experiência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário