domingo, 22 de março de 2009

PIAGET E NOVA PSICOLOGIA

Hoje veremos algumas posições de Piaget a respeito das relações corpo/mente, sujeito/sujeito, sujeito/sociedade e a crítica que envolve a desconsideração da sociedade como construção histórica em suas pesquisas. Vejamos, pois...

Aplicação do método piagetiano

PIAGET: (1896-1980)- Nasceu em Neuchâtel, suíça. O volume dedicado ao autor na Coleção Os Pensadores traz uma bibliografia detalhada bem como uma cronologia de suas obras. No endereço Web(http://penta.ufrgs.br/~ Márcia/biopiag.html) também pode-se encontrar uma cronologia bastante interessante com informações sobre a trajetória pessoal e profissional do autor.



Fonte: www.universia.com.br

De certa forma, Piaget cria uma nova Psicologia. Já naquela época, ele considerava que para o conhecimento do indivíduo evoluir é necessário o estímulo, a participação, o respeito mútuo no lugar do professor como único detentor do conhecimento e responsável pela sua transmissão. "Essa linha de trabalho coloca Piaget no mesmo patamar de Freud no que diz respeito à importância de seu trabalho na Psicologia. Aquilo que Freud realizou no campo das emoções, Piaget fez no universo do conhecimento", afirma o professor da Faculdade de Educação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fernando Becker. .

Apesar da teoria do conhecimento construída por Jean Piaget não ter intenção pedagógica, ofereceu aos educadores importantes princípios para orientar sua prática. Para especialistas, estas informações, quando bem utilizadas, ajudam o professor em sala de aula. "O que permanece de Piaget é a mensagem aos professores de que os conteúdos devem ser apresentados aos alunos de acordo com suas capacidades", conclui Becker.

Quando inicia os estudos sobre a construção do conhecimento, piaget parte do pressuposto de que a mente se constrói em interação com o corpo, na relação desse corpo com outros corpos e na interação desses corpos em uma sociedade. Segundo os estudiosos, Piaget priorizou o par mente/ corpo e as relações entre os sujeitos e deu pouca ênfase à relação dos sujeitos com a sociedade. Ele analisa a relação entre os sujeitos, mas sem qualificar o conytexto que os circunscrevem, por exemplo, ao analisar a construção por um bebê de um determinado esquema, ele mostra a importância do adulto, mas não mostra as possíveis modulações nessa construção em função deste adulto ser o pai, mãe, babá ou outro sujeito. Ou se o bebê está em uma creche, na rua ou em casa. Nessa perspectiva, Piaget não teria priorizado, em suas pesquisas, a sociedade como construção histórica, isto é, considerou-a como uma variável, no máximo, em termos de diferença cultural. "Essa crítica foi revista por outros estudiosos que entendem que Piaget estava em busca do que é universal em termos de mente humana, do que é inerente à espécie". ( Fonte: Fundamentos cognitivos do processo Ensino- Aprendizagem I- Professora Maria Isabel Antunes Rocha- FUMEC- 2007).

"Conforme Piaget:

Existe , com efeito, um paralelo constante entre a vida afetiva e a vida intelectual... Afetividade e inteligência são, assim, indissociáveis e constituem os dois aspectos complementares de toda conduta humana... Nunca há ação puramente intelectual... assim como também não há atos que sejam puramente afetivos ( PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. 24 ª ed.- Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.)

Seus estudos sobre emoções foram sintetizados na obra citada, sobretudo como apontamentos e considerações, esse tema não foi prioridade em seus experimentos empíricos.
Para Piaget a estrutura e a dinâmica da mente existem como processos inerentes à condição humana. Mas, não está pronta, será construída e essa construção só ocorre com a presença do conteúdo.



2 comentários:

  1. Eu, particularmente concordo com Piaget, pois os problemas emocionais dos alunos dificultam a aprendizagem, portanto o par emoção/razão está sempre presente em sala de aula e será um fator facilitador ou dificultador da aprendizagem.

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  2. NILZA NÃO TENHO TANTA INTIMIDADE COM AS TEORIAS DE PIAGET, PORÉM, E CADA VEZ MAIS ESTOU INTERESSADA NAS TEORIAS DESTE HOMEM, SENDO BIÓLOGO, ENTENDO SEU INTERESSE PELO DESENVOLVIMENTO DO CORPO (SER HUMANO), SEUS ESTUDOS FORAM SE IRRAIZANDO E CRIOU SEGUIDORES RESPEITADOS,PORQUE POSSUI ARGUMENTOS FORTES EM RELAÇAÕ A MENTE, CORPO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ANDREA.

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