sábado, 7 de março de 2009

Estágio pré-operatório(2-7anos)

Por volta dos dois anos ocorre um desequilíbrio nas aquisições construídas no estágio sensório motor. Segundo Piaget, o meio social e físico do qual a criança participa exige dela além da capacidade de reter uma imagem/sentido de objetos e também de agrupá-las em categorias cada vez mais complexas por tamanho, cor, textura, volume, duração, entre outras. Ela ingressa no pré-operatório, utilizando de categorias pré-lógicas para elaborar essas relações. No final do estágio pré-operatório a criança será capaz de estabelecer relações com as coisas e com as pessoas de forma menos intuitiva e mágica, pois no decorrer desse estágio, ela explica um fato tendo como referência, no máximo uma variável, pois ainda não tem habilidades para movimentar o pensamento em torno de fazer/desfazer/fazer novamente. Exemplo disso é a explicação da chuva como sendo lágrimas. Comer doce antes do almoço é para ela um imperativo, posto que ela ainda não consegue compreender que existe uma hora certa para isso, exigirá dela estabelecer uma série de relações que ela ainda não consegue fazer. Segundo Piaget(2004,p.28):

Através do jogo simbólico[...] jogo de imaginação e imitação[...]uma atividade real do pensamento[...] é a ferramenta mais utilizada pelas crianças para fazer relações entre elas e o mundo das coisas e das pessoas,.Através do jogo a criança constrói símbolos ou representações como palavras, números, imagens. Aos poucos, ela vai adquirindo a habilidade de representar coisas por palavras e gestos, articular coisas por palavras e gestos, articular e relacionar coisas entre si bem como palavras e gestos entre si.
No final do pré-operatório a criança será capaz de estabelecer relações com as coisas e as pessoas de forma menos intuitiva e mágica. através de sucessivas assimilações/acomodações ela vai aos poucos adquirindo a habilidade de pensar de forma mais complexa. Já será capaz de compreender, de trabalhar mentalmente com habilidades tais como: reversibilidade, classificação, conservação de massa entre outros.

3 comentários:

  1. Observo a disposição que você demonstra, mais uma vêz, você se superou em meu conceito, escolhendo um tema tão amplo e complexo. Parabens. Andrea Nascimento.

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  2. Nilza, concordo com a Andréa!
    O conhecimento do tema escolhido por você é fundamental para todo bom professor. Seu blog está ficando excelente! Uma ótima fonte de consultas!! Para completar, só faltam alguns comentários pessoais seus, sobre os conteúdos postados...

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  3. Realmente, o tema é bastante complexo e de extrema importância para nós, futuros professores. O bom professor deve entender como se processa a construção do conhecimento, o que nos possibilitará a planejar nossas aulas e a escolher as melhores atividades para a turma. Lembrando Piaget determina que as etapas de desenvolvimento como precedentes ao aprendizado. Já Vygotsky coloca que a aprendizagem antecede o conhecimento. Às vezes concordo com um, às vezes com o outro. Fico em cima do muro, "só sei que nada sei!". Afinal Elvira Souza Lima psicóloga e consultora pedagógica, de São Paulo, concorda em parte com Piaget, veja uma fala dela: " Não adianta, portanto, querer que bebês andem aos 4 meses ou se alfabetizem com 1 ano: eles ainda não estão preparados", (Revista Nova EScola,fev.2005). Basta conhecermos um pouco mais sobre as etapas de desenvolvimento de Piaget e também sobre a abordagem sociocultural ou sociointeracioneista de Vygotsky.

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