domingo, 15 de março de 2009

Estágio das Operações Formais( 12 anos em diante)

Hoje irei escrever sobre a última etapa de desenvolvimento proposta por Piaget.
Trata-se do estágio das Operações Formais, que acontece por volta dos 12 anos em diante. Quando a criança ingressa nesse estágio, ao final das operações concretas, já é quase um adolescente em nossa cultura. Nessa fase, a relação corpo, a mente e a sociedade passam por modificações. Essas modificações exigem dela que se mostre a capacidade de estabelecer relações mais complexas entre os objetos físicos e sociais, também que tome decisões a respeito de si mesmo, dos outros e do mundo. O mundo que cerca o adolescente será o local onde ele irá buscar informações para adquirir maior capacidade de realizar operações mentais mais complexas. Para pensar e agir no mundo que o cerca, necessita conhecê-lo com seus próprios olhos, razão pela qual se diz que o jovem precisa sair para o mundo, aprender com a experiência, conhecer pessoas diferentes e novos ambientes.
A busca por assimilar e acomodar novas experiências às que já possuia, pensava e fazia no estágio anterior, conduzi-lo-á na construção de novos saberes para agir no mundo. Ele precisa tomar decisões sobre sua vida pessoal e profissional. Para tanto, sentirá necesidade de criar outras possibilidades que ainda não estão disponíveis. A habilidade para construir reflexões e teorias habilita o jovem a se ver como capaz de interpretar e agir sobre o mundo.
De acordo com a tese Piagetiana, ao atingir esta fase, o indivíduo adquire a sua forma final de equilíbrio, alcança o padrão intelectual que persistirá durante a idade adulta. Não quer isso dizer que há uma estagnaçao das funções cognitivas. Seu desenvolvimento posterior consistirá numa ampliação de conhecimentos tanto em extensão como em profundidade, mas não na aquisição de novos modos de funcionamento mental.




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