sábado, 14 de março de 2009

aprendizagem antecede o conhecimento, ou o contrário?

Pesquisando um pouco mais sobre a polêmica que envolve aprendizagem e conhecimento em relação ao que propõe Piaget em sua teoria do desenvolvimento e não da aprendizagem, por constatar que o mesmo apresenta como condição do ato de aprender o desenvolvimento de estruturas mentais que possibilitem a compreensão do mundo que nos rodeia, portanto, o desenvolvimento comanda a aprendizagem.
Vygotsky aproxima-se de Piaget quando defende a relação de interação entre sujeito e objeto na construção do conhecimento, mas distancia-se daquele ao dizer que essa relação não é uma relação direta, mas mediada pelo outro, através da linguagem, da cultura. Construir conhecimento passa a ser uma ação compartilhada, uma vez que é através dos outros que as relações entre sujeito e objeto vão sendo estabelecidas. Caso seja isso verdade, então, não há que se discutir desenvolvimento independente de aprendizagem. (Revista Presença Pedagógica, maio/jun.2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário