domingo, 15 de março de 2009


Aplicação do método piagetiano

PIAGET: (1896-1980)- Nasceu em Neuchâtel, suíça. O volume dedicado ao autor na Coleção Os Pensadores traz uma bibliografia detalhada bem como uma cronologia de suas obras. No endereço Web(http://penta.ufrgs.br/~~ Márcia/biopiag.html) também pode-se encontrar uma cronologia bastante interessante com informações sobre a trajetória pessoal e profissional do autor.

De certa forma, Piaget cria uma nova Psicologia, cria um método que influencia na Educação. Já naquela época, ele considerava que para o conhecimento do indivíduo evoluir é necessário o estímulo, a participação, o respeito mútuo no lugar do professor como único detentor do conhecimento e responsável pela sua transmissão. "Essa linha de trabalho coloca Piaget no mesmo patamar de Freud no que diz respeito à importância de seu trabalho na Psicologia. Aquilo que Freud realizou no campo das emoções, Piaget fez no universo do conhecimento", afirma o professor da Faculdade de Educação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fernando Becker. .

Apesar da teoria do conhecimento construída por Jean Piaget não ter intenção pedagógica, ofereceu aos educadores importantes princípios para orientar sua prática. Para especialistas, estas informações, quando bem utilizadas, ajudam o professor em sala de aula. "O que permanece de Piaget é a mensagem aos professores de que os conteúdos devem ser apresentados aos alunos de acordo com suas capacidades", conclui Becker.


Fonte: www.universia.com.br


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