domingo, 12 de abril de 2009

Quem foi Vygotsky?

Após termos uma noção da teoria de Piaget, interessante será conhecer um pouco a respeito de Vygotsky, a sua história pessoal e intelectual, para assim entendermos a razão pela qual o autor pretendeu elaborar uma síntese dos conhecimentos psicológicos e do processo adotado.( Processos Psicológicos Superiores).

Lev Semionovich Vygotsky, este era o seu nome completo. Nasceu em Orsha, a 5 de novembro de 1896, numa família judia de classe média. Quando tinha um ano de idade sua família mudou para Gomel, uma pequena cidade da Bielo-Rússia, perto da República da Ucrânia e dentro de Pale, um território vigiado onde eram confinados os judeus na Rússia czarista ( MOLL, 1996). Em Gomel, ele viveu sua infância e juventude. Ele era o segundo de uma família de oito filhos. Seu pai era executivo do Banco Unido e representante de uma companhia de seguros. Sua mãe era professora licenciada, contribuiu para tornar sua família uma das mais cultas da cidade e organizou uma biblioteca pública que era freqüentada por seus filhos e colegas. Possivelmente, a forte repressão sofrida pelos judeus na Rússia pré-revolucinária, as restrições territoriais, restrição para ingresso na universidade, a proibição de muitas profissões e a permamente ameaça de perseguições contribuíram para o isolamento da família e para o caráter predominante intelectual da vida familiar. ( MOLL, 1996,p.32).

Vygotsky recebeu a instrução primária em casa, sob a responsabilidade de um tutor que conduzia o processo educacional de acordo com diálogos socráticos. Depois, ele ingressou no Gymnasium judeu particular em Gomel, graduando-se com medalha de ouro em 1913. Em seguida, entrou para a Universidade de Moscou e suas escolhas foram determinadas pelas restrições que sofria como judeu. Fez direito e freqëntou outros cursos como de história e filosofia na Universidade do Povo, que não era oficialmente reconhecida. Durante os anos de Universidade, dividiu um quarto com sua irmã Zinaida, quem lhe introduziu na obra de Espinosa. Ele, nessa época, demonstrou interesse por literatura e arte. Sua dissertação de mestrado foi sobre Hamlet de Shakespeare e, mais tarde, ele fez uma análise da obra de Dostoievski "Dostoievski e o anti-semitismo". Ao concluir os estudos universitários em 1917, ele retornou a Gomel e obteve permissão para lecionar em escolas estaduais. Entre 1917 e 1924, lecionou em vários institutos e no Colégio Pedagógico onde montou um pequeno laboratório psicologico. Lecionou também na escola noturna para trabalhadores adultos e nos Cursos Preparatórios para Pedagogos. Os assuntos de suas aulas iam de literatura e língua russa a lógica, psicologia e pedagogia.

Organizou as chamadas segundas feiras literárias, fez muitas palestras sobre estética e história da arte, foi co-fundador da editora Eras e Dias e da revista literária Urze.Chefiou a seção de teatro do departamento de Educação popular de Gomel, editou a seção de teatro do departamento de Educação popular de Gomel, editou a seção de teatro do jornal local. Ele foi membro ativo da vida cultural de Gomel, e conheceu muitas figuras culturais importantes da época. A partir de 1920, sua família foi acometida de tuberculose e ele mesmo ficou doente durante 14 anos. Morreu em 1934. Entre 1917 e 1924, nesse período teve como marco a origem do pensamento psicológico de Vygotsky. Em Gomel ele realizou suas primeiras experiências psicológicas e fez as primeiras palestras sobre a educação e psicologia enquanto desenvolvia trabalhos sobre literatura e arte. Produziu sua obra psicológica enquanto doente, de 1920 a 1934 e várias vezes acamado, pedia auxílio à sua filha para escrever suas ideias acerca do desenvolvimento e aprendizagem humanos, ou seja, dos processos psicológicos superiores, dos instrumentos de mediação( ferramentas e signos) e da necessidade de um enfoque genético em psicologia que recuperasse a perspectiva histórica de desenvolvimento humano. As três teses centrais da teoria sócio-histórica de Vygotsky são: processos psicológicos superiores, instrumentos de mediação e perspectiva genética de análise( BAQUERO, 1998).

Fonte: Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, FUMEC.

Após conhecermos um pouco mais sobre esse importante homem, iremos ter oportunidade de nos inteirarmos a respeito das teses centrais de sua teoria. Até a próxima postagem.

Um comentário:

  1. Vygotsky, homem inteligente e que baseou seus estudos e teorias no desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio- histórico. Morreu aos 37 anos, porém deixou deixou vários seguidores. Gostaria de fazer minha manografia, com o título "Vygotsky sua contribuição, na linguagem". Penso ser um tema interessante. Andrea.

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