domingo, 31 de maio de 2009

O Problema da Afetividade em Vygotsky

TRATAREI HOJE, DE ACORDO COM VYGOTSKY DAS QUESTÕES RELATIVAS ÀS DIMENSÕES COGNITIVA E AFETIVA DO FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO


O problema da afetividade em Vygotsky


Marta Kohl de Oliveira
As dimensões: cognitiva e afetiva do funcionamento psicológico têm sido tratadas ao longo da história da psicologia como ciência, de forma separada. Numa tentativa de recomposição do ser psicológico completo, no entanto, percebe-se uma tendência de reunião desses dois aspectos. As situações concretas da atividade humana, objeto de interesse de áreas como a educação, por exemplo, pedem uma abordagem mais orgânica do ser humano como forma de compreensão das lacunas explicativas ao enfrentarmos indivíduos e grupos em situações reais de desempenho no mundo.
As abordagens de Vygotsky tratam de aspectos referentes ao funcionamento cognitivo, tais como: A centralidade dos processos psicológicos superiores no funcionamento típico da espécie humana; o papel dos instrumentos e símbolos culturalmente desenvolvidos e internalizados pelo indivíduo, no processo de mediação entre sujeito e objeto de conhecimento; as relações entre pensamento e linguagem; a importância dos processos de ensino-aprendizagem no promoção do desenvolvimento; a questão dos processos metacognitivos. Vygotsky poderia ser considerado um cognitivista, em termos contemporâneos, uma vez que se preocupou com a investigação dos processos internos relacionados à aquisição, organização e uso do conhecimento e, especificamente, com sua dimensão simbólica.
Vygotsky nunca usou o termo ‘cognição’. Na verdade, apenas recentemente é que um equivalente mais preciso de ‘cognição’ entrou no léxico da psicologia soviética, com o termo ‘Kognitivii’. Os termos utilizados por Vygotsky para designar processos que denominamos cognitivos são “funções mentais” e “consciência”. “Vygotsky usou o termo ‘função mental’ para referir-se a processos como pensamento, memória e atenção. Ele fez uma distinção básica entre as funções elementares, como atenção involuntária e funções mentais superiores, como atenção voluntária e memória lógica. Segundo ele, não há uma maneira de compreender nenhuma dessas funções mentais separadamente, principalmente as superiores. Sua verdadeira essência é serem inter-relacionadas com outras funções. A sua compreensão do termo ‘consciência’, por exemplo, remete-nos ao afeto e ao intelecto... os processos pelos quais o afeto e o intelecto se desenvolvem estão inteiramente enraizados em suas inter-relações e influências mútuas.
Em sua teoria, o lugar do afetivo do ser humano é visto de acordo com as perspectivas, monista e holística. De com a perspectiva monista: que se opõe a qualquer ruptura das dimensões humanas como corpo/alma, mente/alma, material/não-material/, pensamento/liniguagem. Já a perspectiva holística, se opõe ao atomismo, ao estudo dos elementos separados do todo, propondo a busca de unidades de análise que mantenham as propriedades da totalidade. Sendo que tanto o monismo quanto a abordagem globalizante buscam a pessoa com um todo e, portanto, não separam afetivo e cogntivo como dimensões isoláveis.
Vygotsky menciona que um dos principais defeitos da psicologia tradicional é a separação entre os aspectos intelectuais, de um lado, e os volitivos e afetivos, de outro, propondo a consideração da unidade entre esses processos. Segundo ele, o pensamento tem sua origem na esfera da motivação, a qual inclui inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção. Nessa esfera estaria a razão última do pensamento e, dessa forma, uma compreensão completa do pensamento humano só é possível quando se compreende sua base afetivo-volitiva. Vygotsky critica a separação do intelecto e do afeto, diz: “enquanto objetos de estudo, é uma das principais deficiências da psicologia tradicional, uma vez que esta apresenta o processo de pensamento como um fluxo autônomo de ‘pensamentos que pensam a si próprios’, dissociados da plenitude da vida, das necessidades e dos interesses pessoais, das inclinações e dos impulsos daquele que pensa. Esse pensamento dissociado deve ser considerado tanto um epifenômeno sem significado, incapaz de modificar qualquer coisa na vida ou na conduta de uma pessoa, como alguma espécie de força primeva a exercer influência sobre a vida pessoal, de um modo misterioso e inexplicável. Assim à origem e à causa de nossos pensamentos, fecham-se as portas a qualquer estudo mais fecundo do processo inverso, pois, a análise determinista exigiria o esclarecimento das forças motrizes que dirigem o pensamento para esse ou aquele canal. Justamente por isso a antiga abordagem impede qualquer estudo fecundo do processo inverso, ou seja, a influência do pensamento sobre o afeto e a volição.
“A análise em unidades indica o caminho para a solução desses problemas de importância vital. Demonstra a existência de um sistema dinâmico de significados em que o afetivo e o intelectual se unem. Mostra que cada idéia contém uma atitude afetiva transmutada com relação ao fragmento de realidade ao qual se refere. Permite-nos ainda seguir a trajetória que vai das necessidades e impulsos de uma pessoa até a direção específica tomada por seus pensamentos, e o caminho inverso, a partir de seus pensamentos até o seu comportamento e a sua atividade” ( Vygotsky, 1989,PP.6-7).

3 comentários:

  1. Enquanto estudiosa do assundo cognição e afeto, penso que a ação de pensamento e afeto são indissociáveis. Impossível pensar um e desconsiderar o outro. Um ser pensante que desconsidera seus interesses, suas necessidades, ao pensar, seria acima de tudo o seu pensamento, sem ser carregado de significiado para o ser pensante, assim um deve se unir ao outro para que seja significativo o ato de pensar.

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  2. Nilza do céu!!
    Eu fico um tempinho sem visitar o seu blog e de repente já vejo esse tanto de postagens!!
    Que coisa boa!!!
    Estou gostando de ver!!
    Enquanto isso, você vai ficando especialista em Vygotsky!
    Um abraço!
    Marina

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