domingo, 10 de maio de 2009

Desenvolvimento Cultural de Funções Psicológicas Superiores: a atençao

Vygotsky (1934,1996,1989) não estudou as funções psicológicas superiores de maneira isolada, mas relacionadas uma com as outras. Segundo ele, uma função não funciona sozinha, precisa das outras para se desenvolver. É essencial no desenvolvimento humano. Os seres humanos aprendem a controlar sua atenção, através da invenção dos meios culturais, ou instrumentos para fazer isso.
Conforme coloca Vygotsky, a atenção desempenha a função mais importante da vida das pessoas e trata do comportamento, em um contexto x que permite-nos discernir e ordenar ações mais importantes. A atenção pode ser observada desde a idade mais tenra do ser humano, através de um estímulo externo como uma luz brilhante, um ruído intenso, a criança olha ou se assusta, chora, estremece etc. Essa forma de atenção é por ele chamada de instintivo-reflexiva. É o tipo não-intencional, não-volitivo, uma vez que qualquer estímulo forte e repentino atrai imediatamente a atenção da criança, reconstrói seu comportamento. ( VYGOTSKY E LURIA, p. 195). Porém, segundo o autor, dessa forma de atenção natural não surge uma forma estável de comportamento organizado. Para que surja a forma de atenção voluntária numa sociedade que faz exigências para a realização de tarefas determinadas, a atenção involuntária passa a ser desnecessária e exige o surgimento de outra forma de atenção, ou seja, da atenção voluntária que é artificial e cultural. Assim, nós professores podemos perceber que é a condição necessária para se realizar qualquer trabalho ou tarefa escolar.

A transição, de uma forma de atenção para outra requer a passagem pelos gestos significativos e pela fala, segundo Vygotsky e Luria( 1996). A mãe ou qualquer outra pessoa que cuida da criança, ao nomear um objeto esse ganha destaque e chama a atenção da criança para ele. Nesse contexto, pela primeira vez, o processo de atenção começa a funcionar como uma operação cultural, mediada pelo gesto significativo e pela fala. Porém, só se tornará uma função real quandoo a criança dominar os recursos de criar os estímulos adicionais que centrem sua atenção em cada um dos componentes de uma situação e eliminem tudo mais que se esncontra em segundo plano.

Mesmo tendo adquirida a tenção voluntária, os mecanismos da atenção involuntária continuam presentes no ser humano, pois, de acordo com Oliveira(1993), " quando escutamos nosso proprio nome, por exemplo, reagimos imediatamente, focalizando nossa atenção de forma não deliberada" (p. 76).

"devemos buscar traços específicos da atenção precisamente em operações com determinados estímulos e signos que tornam o processo mediado e que desempenham um papel de denotação, concentração e diferenciação" ( VYGOTSKY E LURIA, 1996,P. 200).

Quer saber mais?

MOLL, Luis. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 3ª ed., 1989.
VYGOTSKY,L.S.& LURIA, A.R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996..

Um comentário:

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