Vygotsky (1934,1996,1989) não estudou as funções psicológicas superiores de maneira isolada, mas relacionadas uma com as outras. Segundo ele, uma função não funciona sozinha, precisa das outras para se desenvolver. É essencial no desenvolvimento humano. Os seres humanos aprendem a controlar sua atenção, através da invenção dos meios culturais, ou instrumentos para fazer isso.
Conforme coloca Vygotsky, a atenção desempenha a função mais importante da vida das pessoas e trata do comportamento, em um contexto x que permite-nos discernir e ordenar ações mais importantes. A atenção pode ser observada desde a idade mais tenra do ser humano, através de um estímulo externo como uma luz brilhante, um ruído intenso, a criança olha ou se assusta, chora, estremece etc. Essa forma de atenção é por ele chamada de instintivo-reflexiva. É o tipo não-intencional, não-volitivo, uma vez que qualquer estímulo forte e repentino atrai imediatamente a atenção da criança, reconstrói seu comportamento. ( VYGOTSKY E LURIA, p. 195). Porém, segundo o autor, dessa forma de atenção natural não surge uma forma estável de comportamento organizado. Para que surja a forma de atenção voluntária numa sociedade que faz exigências para a realização de tarefas determinadas, a atenção involuntária passa a ser desnecessária e exige o surgimento de outra forma de atenção, ou seja, da atenção voluntária que é artificial e cultural. Assim, nós professores podemos perceber que é a condição necessária para se realizar qualquer trabalho ou tarefa escolar.
A transição, de uma forma de atenção para outra requer a passagem pelos gestos significativos e pela fala, segundo Vygotsky e Luria( 1996). A mãe ou qualquer outra pessoa que cuida da criança, ao nomear um objeto esse ganha destaque e chama a atenção da criança para ele. Nesse contexto, pela primeira vez, o processo de atenção começa a funcionar como uma operação cultural, mediada pelo gesto significativo e pela fala. Porém, só se tornará uma função real quandoo a criança dominar os recursos de criar os estímulos adicionais que centrem sua atenção em cada um dos componentes de uma situação e eliminem tudo mais que se esncontra em segundo plano.
Mesmo tendo adquirida a tenção voluntária, os mecanismos da atenção involuntária continuam presentes no ser humano, pois, de acordo com Oliveira(1993), " quando escutamos nosso proprio nome, por exemplo, reagimos imediatamente, focalizando nossa atenção de forma não deliberada" (p. 76).
"devemos buscar traços específicos da atenção precisamente em operações com determinados estímulos e signos que tornam o processo mediado e que desempenham um papel de denotação, concentração e diferenciação" ( VYGOTSKY E LURIA, 1996,P. 200).
Quer saber mais?
MOLL, Luis. Vygotsky e a Educação: implicações pedagógicas da psicologia sócio-histórica. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 3ª ed., 1989.
VYGOTSKY,L.S.& LURIA, A.R. Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996..
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