domingo, 10 de maio de 2009

Desenvolvimento Cultural de Funções Psicológica Superiores: a Percepção

Assim como a memória e a tenção, a percepção também não age de forma isolada. De acordo com Oliveira(1993) " ao percebermos elementos do mundo real, fazemos inferências baseadas em conhecimentos adquiridos previamente e em informações sobre a situação presente, interpretando os dados perceptuais à luz de outros conteúdos psicológicos"(p.74).
No contexto de sala de aula, ou em casa, por exemplo, quando entregamos para as crianças pequenas que ainda não dominam a leitura e a escrita, um texto com ilustração, a tendência é que elas descrevam as situações ilustradas a partir dos conhecimentos que já possuem sobre as imagens. Caso apresentemos à criança, por exemplo, uma ilustração que tenha um peixe, e que tenha escrito, Nemo é um lindo peixe, ela tende a ler o peixe está nadando. Ela não percebe detalhes de imediato e traduz o todo que viu em primeiro lugar. Para que perceba esse todo terá que prestar atençao ao desenho, memorizá-lo, teve que usar de maginaão par dizer o que estava escrito etc. Percebe, da mesma forma quando está aprendendo a ler e a escrever, perceber as palavras como um todo, par depois analisar detalhes como sílabas, letras e sons. Assim, no início do processo de alfabetização, as crianças inventam palavras para escrever e um todo com combinações diferenciadas. Por exemplo, se a criança se chamar Ana e a professora pedir a ela que escreva peixe, ela então tende a escrever essa palavra usando as letras de seu próprio nome, formando um todo sem que ainda saiba de suas partes.

Ao aprender a falar acontece algo semelhante, percebe as palavras como um todo, criando significados para elas nos contextos em que vive. Chamará a todos os bichos de quatro patas de au-au, demonstra que ainda não tem informações suficientes par distinguir um do outro, percebendo ambos como semelhantes.

Dessa forma, para Vygotsky, as funções psicológicas superiores, típicas do ser humano são, por um lado, apoiadas nas características biológicas da espécie humana e, por outro lado, construídas ao longo de sua história social.Não existe ser humano fora das relações sociais, " é enquanto ser social que o homem cria suas formas de ação no mundo e as relações complexas entre as funções psicológicas superiores" (OLIVEIRA, 1993, p. 78).

Entretanto, para que ocorra o citado, é necessário que o ser humano interiorize as formas sociais e culturais, ou seja, obtenha o domínio progressivo das instrumentos culturais e a regulação de seu comportamento. Vygotsky descreve duas direções para o processo de internalização das funções psicológicas superiores. A primeira direção é chamada de interpessoal, aquela que ocorre entre pessoas e, a segunda, é chamada de intrapessoal, que ocorre dentro das pessoasl. A esse proceso ele chama de "internalização, a reconstrução interna de uma operação externa"(VYGOTSKY, 1989,p.63). Segundo as palavras dele, para que o ser humano possa atingir o nível de comportamento ele precisa combinar instrumentos e signos na atividad psicológica.

2 comentários:

  1. Olá Nilza, é difício postar comentários em relação a psicologia, pois os temas são amplos as teorias dígnas de seduzir os leitores.
    Quando penso que Este teórico está com a razão e ele tem poder persuasivo, vem outro que me deixa em dúvida, muitas vezes até confusa...Andrea.

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  2. Olá Nilza, você tem toda razão sobre as funções psicológica superiores e para que a criança se desenvolva é preciso uma boa mediação,aliás é o falta hoje e não tem nada de confuso e dificio como diz a Andrea falta leitura mesmo,principlamente por parte dos educadores senão fica difícil mesmo.

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