domingo, 10 de maio de 2009

vygotsky e os Processos Psicológicos Superiores

Olá pessoal, conforme prometi, hoje escreverei a respeito dos Processos Psicológicos Superiores. Esse é um conceito básico na obra de Vygotsky.

Vygotsky e Luria (1996) pesquisaram como uma criança de 5 ou 6 anos e uma de 8 ou 9 anos utilizam a memória e, o que constataram, foi que as mesmas utilizam de diferentes modos a memória. Aos 6 anos a criança lembra-se de determinado material de imediato, naturalmente, já a outra para tal, faz uso de técnicas, de métodos para memorizar o material do qual ela precisa guardar.

Aos 8 ou 9 anos o novo material é relacionado com a experiência anterior, a criança vale-se de todo o sistema de associações, às vezes realiza algumas anotações e assim por diante. Assim podemos perceber que a criança mais velha sabe utilizar a memória e essa transição de formas naturais de memória para formas culturais é o que constitui o desenvolvimento da memória da criança para o adulto. A criança se utiliza de várias formas para o registro, como por exemplo: fazer uso de um pedaço de papel ou do computador, nós em barbantes. Dessa forma está manipulando os objetos externos para conseguir o controle do processo interno de memória, assim estará fazendo a transição de um sistema de rememoração imediata para um sistema de notação, que resultará em aumento significativo da eficiência da memória.

"O sistema de notação, então, resulta no desenvolvimento da memória artificial, mediada por instrumentos e signos. Esse tipo de memória não significa melhora da memória natural, mas sim substituição de métodos primitivos por outros, mais eficientes, que aparecem no processo de evolução histórica( VYGOTSKY E LURIA, 1996).

Assim, lanço a pergunta, pense na resposta antes de ler a mesma.
Qual a força que saber dessa informação tem para nós, enquanto professores?

A resposta, é nada mais, nada menos que: A aprendizagem da leitura e da escrita nos capacita a escrever e utilizar-se desse processo de escrita como suporte para a memória, o que implica em afirmar que a criança, ou a pessoa que tem esse aprendizado efetivado, terá esse processo de leitura e escrita como um suporte para a memória. Percebe a importância dessa aquisição da leitura e escrita para a prática do dia a dia? A nossa capacidade de memorização a partir de tudo isso pode ser ampliada e a mente estará liberada para muitas outras coisas. " A escrita é, basicamente, um suporte para a memória."

FONTE: Pós- graduação Lato Sensu em Psicopedagogia - FUMEC( 2005).

Um comentário:

  1. amei o seu blog sou leitora dos escritos do Vygotsky e seus.... o nosso curriculo que é proprio construido com profissionais da rede municipal então todos nós somos estudiosos
    se quiseres ter acesso o nosso curriculo esta no portal do nosso municipio cascavel pr ou entre em contato com berogoiz@hotmail.com

    ResponderExcluir