sábado, 6 de junho de 2009

Enquanto profissionais da Educação, precisamos pensar estratégicas capazes de promover o interesse de aprendizagem das crianças, como? É o que veremos hoje...

De acordo com Vygotsjy, o papel do professor é o de impulsionador do desenvolvimento psíquico das crianças. Quanto mais aprendizado, maior o desenvolvimento. Isso não quer dizer que devamos exceder a quantidade de conteúdos apresentados aos nossos alunos. Antes, o que de fato importa, é apresentar formas de pensamento às crianças, detectanto antes que condições as mesmos têm de absorvê-los. Por exemplo, o professor necessita avaliar quais as habilidades os seus alunos detêm e quais ainda necessita adquirir. Ainda, como bom observador e mediador, deve diagnosticar quais as atividades são estimuladoras para os alunos, as que os estimulam a pensar de uma maneira nova e as que despertam neles o entusiasmo.

Sabe-se de acordo com os estudos de Vygotsky que o pensamento origina-se na esfera da motivação e inclui inclinações, necessidades, interesses, impulsos , afeto e emoção. Dessa maneira, nada mais estimulante que criar atividade desafiadoras e possibilitadoras de desencadear os mesmos.

Importante também colocar aqui, que na visão de Vygotsky (1989), aprendizado e desenvolvimento estão interrelacionados desde o nascimento das crianças. Através das interações sociais que acontecem na família, com amigos e em outras instâncias sociais. As crianças aprendem o nome das coisas, os movimentos, os conceitos cotidianos e, nesse processo, a criança desenvolve suas habilidades, competências e saberes para estar no mundo, sentir e pensar o mundo em que ela vive. Vygosty, porém, discute que essa relação geral entre desenvolvimento e aprendizagem difere do aprendizado escolar. O aprendizado escolar será aquele que introduzirá algo novo no desenvolvimento cultural das crianças. A elaboração das dimensões do aprendizado escolar,na visão de Vygotsky (1989) será conseguida através do conceito de desenvolvimento proximal e esse será tratado posteriormente. O que considero de fundamental importância para a compreensão de como e o porquê, se deve pautar o professor mediador do processo de construção de conhecimento do aluno.

( Baseado na Revista Escola, no texto de Marta Kohl de Oliveira)

OLIVEIRA, M.K. de Vygostky. São Paulo, Scipione, 1993.

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