quinta-feira, 25 de junho de 2009

Poema : Faça hoje

Diante do quadro de desrespeito pelo qual estamos passando na Faculdade Helena Antipoff, que nega direitos aos professores, enquanto trabalhadores da educação que, como qualquer outro trabalhador, deve receber pelo serviço prestado e não ser tratado como escravo, deixo aqui o meu protesto. Sempre ouvimos: A todo trabalhador deve ter assegurado o direito de receber pelo serviço prestado, garantindo sua sobrevivência e de seus dependentes. Porém, há dois meses os nossos professores não recebem pagamento e não é depositado o FGTS dos mesmos. Devido a isso, os professores paralizaram os trablhados e para receberem pagamento, após serem ou demitidos e ou forçados a pedirem demissão, terão que, segundo a direção da faculdade que entrar na justiça para receberem o que lhes couber.

Estendendo essa lamúria, em outra ponta do processo esmagador, encontram-se os alunos, nós. A nós é negado o direito ao estudo, quem paga é desconsiderado, o processo escolar é colocado em segundo plano. Faltando apenas um mês para encerarmos o período letivo. Como valorizar a educação? A própria instituição a está valorizando? Qual o poder do estado, ele tem pêso afinal, ou não?

Impressiona-me a força do poder paralelo. Ele tem demonstrado mais forte ultimamente, será impressão minha? A que ponto chegaremos? Será que a psicologia explica? Ou nem Freud seria capaz de esclarecer essa situação. Segundo Freud, "o sujeito humano não pode ser todo domado. Ele sequer se desenvolve, mas, antes, se constitui." Como estamos, segundo Freud? Deixo aqui este recado para todos os seguidores do blog. Vamos filosofar... O que fazer? ...


Afinal, após o desabafo, o poema:

Faça hoje

O que você tentou ontem e não conseguiu
A tristeza no lixo despeje
A alegria busque de onde fugiu.
Diga a alguém que você o ama
Não deixe pra depois
Abrace e beije
Viva essa vida a dois
Seja ela com a pessoa amada
Ou com um filho
Um pai ou uma mãe
Pra traz não deixe nada
Mostre seu carinho pelas pessoas
E não tenha vergonha de pedir perdão
O amanhã pode não chegar
Enfim... Abra o seu coração.
Nunca é tarde para ser feliz
Deixe a felicidade entrar
Ame e deixe-se amar !!!

Autor desconhecido

Um comentário:

  1. Nilza, o desrespeito é visível. Penso mesmo que demore os professores receberam seus diritos. (É lamentável para uma instituição, que visa a formação de cidadãos).
    Quanto a nós alunos é triste e chega até a irritar.
    Não podemos deixar de olhar ao nosso redor em que várias instituições estão passando por estes e outros problemas, mesmo assim não irá fechar.
    No caso da Fundação, a direção perdeu totalmente as rédeas, cabendo apenas a demissão dos professores e os que ficarem os salarios será menor. Andrea.

    ResponderExcluir