sábado, 6 de junho de 2009

Desenvolvimento e Aprendizagem

Vygotsky argumenta que é preciso detrminar dois níveis de desenvolvimento: o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento proximal.O nível de desenvolvimento real, diz respeito ao nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultados de certos ciclos de desenvolvimento já completos. Nesse nível a criança faz tudo por si mesma. Muitos psicólogos e educadores acreditam que o que o criança faz de forma independente indica o seu nível de desenvolvimento mental. Caso o professor forneça pistas à criança antes dela solucionar um problema, ou se ele inicia uma solução e a criança a completa, ou se a mesma resolve o problema dependendo da ajuda de outros colegas, a solução não é vista como indicadora de seu desenvolvimento mental( VYGOTSKY, 1989).

Vygotsky lança um olhar para o futuro, para aquilo que ainda não foi aprendido, ao atentar para os dois níveis de desenvolvimento, para o que ainda não foi aprendido,mas que pode ser aprendido com a ajuda de outros colegas ou de um adulto. Nada mais, nada menos isso que é a Zona de Desenvolvimento Proximal, que é o domínio psicológico em constante transformação.

Conclui-se que, o nível de desenvolvimento real caracteriza-se como sendo o desenvolvimento mental retrospectivamente e a zona de desenvolvimento proximal caracteriza o desenvolvimento mental prospectivamente. " a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinadoo através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes" (VYGOTSKY, 1989,P.97).

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