terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Texto básico:Aprender e desenvolver em espiral

Em virtude da centralidade dos seus estudos sobre a infância, Piaget ficou conhecido como aquele estudioso que dividiu o desenvolvimento mental infantil em etapas. Geralmente estudamos o que cada criança é capaz de fazer em cada uma. Caso tenhamos o modelo em espiral proposto por Piaget, basicamente poderemos entender o processo de construção dos períodos. Considera-se para tal, o saber que antecede a outro saber ou seja, o saber prévio, identifica-se o que o desequilibra, os processos de assimilação e acomodação que o caracterizam, para chegar finalmente ao saber buscado ou à equilibração pretendida que será novamente o ponto de partida para o próximo saber, ou o conhecimento prévio, saber reelaborados de cada estágio que constituirá os prévios do seguinte.
Os estágios são divididos em períodos, esses flexíveis, de acordo com Piaget, pois conforme ele altera-se de sujeito para sujeito, de cultura para cultura. As faixas etárias constituem apenas uma referência, pois os limites não são rígidos.
Esses estágios são:
estágio sensório-motor(0-2 anos)
estágio pré-operatório(2-7 anos)
estágio das operações concretas(7-12 anos)
estágio das operações formais(12-anos em diante). Agora o nosso desafio é conhecer o que acontece a cada etapa...

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