segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Psicologia e educação

A Epistemologia Genética na Psicologia apresenta-se como uma possibilidade de compreender o psiquismo como processo. A imagem da espiral de Piaget é a estrutura e a dinâmica do nosso psiquismo. Essa imagem mostra que não há, na perscectiva da construção do conhecimento, início e fim para o desenvolvimento mental ao londo do ciclo de vida de um sujeito. A estrutura/dinâmica será construída ao longo do nosso desenvolvimento, numa estreita relação com os conteúdos e será ampliada ou não de acordo com as interações estabelecidadas nesse processo. Esse processo ocorre porque nosso psiquismo tende sempre a buscar o equilíbrio, mas não um equilíbrio estático, e sim, em movimento, em níveis cada vez mais ampliados. A esse processo Piaget denominou de equilibraçao.
Em análise, pensando como profissionais da educação, a teoria piagetiana nos remete a refletir sobre muitos aspectos presentes em nossa pratica educativa escolar, como: que saberes detêm o professor? O professor motiva o aluno a aprender ou a reconhecer a necessidade de aprender? É possível desequilibar o saber prévio sem desvaloriza-lo? Como avaliar o aluno levando-se em consideração o seu saber prévio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário