terça-feira, 21 de abril de 2009

Vygotsky

www.marxists.org/.../vygotsky/images/index.htm

vygotsky

PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES

"Como a mente primitiva de uma criança se transforma, passo a passo, na mente de um adulto cultural? [...] No processo de desenvolvimento, a criança não só amadurece, mas também se torna reequipada. É exatamente esse reequipamento que causa o maior desenvolvimento e mudança que observamos na criança à medida que se transforma em adulto cultural. É isso que constitui a diferença mais pronunciada entre o desenvolvimento dos seres humanos e dos outros animais. ( VYGOTSKY E LURIA, 1996, p. 177).
Esses autores afirmam que os animais que não os humanos, adaptam-se à natureza e para isso alteram seu organismo. Todos os seus órgãos de percepção são refinados e ativados todos os recursos motores. A memória, olfato, visão, audição, por exemplo, que são suas capacidades naturais, tornam-se cada vez mais perfeitas. Já nos seres humanos, muitas de suas capacidades inatas não só sofreram desenvolvimento e aperfeiçoamento intensos em comparação com os outros animais, mas estão adormecidas, ou pode-se falar em degradação dessas, ou até mesmo regressão. Exemplo disso é a comparação da visão do ser humano com a de uma águia ou de um falcão, ou a audição humana com a de um cão. Etnógrafos contam histórias de povos primitivos dotados da capacidade de suas memórias surpreendentes, são ainda capazes de perceber muitos objetos simultaneamente e estimar a quantidade. O homem primitivo nesse aspecto é superior ao cultural, se bem que o homem o homem cultural seja mais poderoso e mais bem orientado em seu meio ambiente na busca do controle dos fenômenos ambientais. As catástrofes ambientais do tsunami e furação Katrina, demonstram entretanto que o homem cultural não possui mais tanto controle da natureza, pois o mesmo procura dominá-la causando estragos ainda maiores para os povos do planeta. Os povos que viviam nas aldeias, pobres, em contato permanente com a natureza, salvaram-se fugindo para o alto da montanha, porque souberam ler e observar o comportamento dos outros animais, agitados esses fugiam do lugar, já os mais ricos e poderosos não souberam fazer essa leitura e sucumbiram à catástrofe.
O ser humano aos poucos aprendeu a usar racionalmente as capacidades naturais e perdeu o contato direto com a natureza. Assim ele internaliza, em seu processo de desenvolvimento, o meio ambiente. O comportamento torna-se social e cultural, em termos de conteúdo e de seus mecanismos e dos seus meios. Ao invés de memorizar algo em particual, ele desenvolve um sistema de memória artificial, mediada. Daí desenvolve-se a linguagem e o pensamento, surgem idéias abstratas e criam-se inúmeras habilidades culturais e meios de adaptação. Assim é que surgem as funções psicológicas superiores, ou seja( atenção voluntária, memória mediada, percepção complexa, conceitos) a partir da internalização de práticas sociais específicas. O desenvolvimento é visto como um processo culturalmente organizado e os processos psicológicos superiores são especificamente humanos, enquanto histórica e socialmente constituídos. Os processos elementares como os de atenção involuntária, memória natural, percepção , apenas não são condições suficientes para a aparição das funções psicológicas superiores.

Chegamos ao ponto central da obra de Vygotsky, a diferenciação entre os processos psicológicos inferiores e os superiores. Assim retornamos à afirmação do primeiro parágrafo.

O Desenvolvimento Cultural de Funções Psicológicas Superiores: memória, a atenção, a percepção será o nosso próximo assunto.Até lá.

domingo, 12 de abril de 2009

Quem foi Vygotsky?

Após termos uma noção da teoria de Piaget, interessante será conhecer um pouco a respeito de Vygotsky, a sua história pessoal e intelectual, para assim entendermos a razão pela qual o autor pretendeu elaborar uma síntese dos conhecimentos psicológicos e do processo adotado.( Processos Psicológicos Superiores).

Lev Semionovich Vygotsky, este era o seu nome completo. Nasceu em Orsha, a 5 de novembro de 1896, numa família judia de classe média. Quando tinha um ano de idade sua família mudou para Gomel, uma pequena cidade da Bielo-Rússia, perto da República da Ucrânia e dentro de Pale, um território vigiado onde eram confinados os judeus na Rússia czarista ( MOLL, 1996). Em Gomel, ele viveu sua infância e juventude. Ele era o segundo de uma família de oito filhos. Seu pai era executivo do Banco Unido e representante de uma companhia de seguros. Sua mãe era professora licenciada, contribuiu para tornar sua família uma das mais cultas da cidade e organizou uma biblioteca pública que era freqüentada por seus filhos e colegas. Possivelmente, a forte repressão sofrida pelos judeus na Rússia pré-revolucinária, as restrições territoriais, restrição para ingresso na universidade, a proibição de muitas profissões e a permamente ameaça de perseguições contribuíram para o isolamento da família e para o caráter predominante intelectual da vida familiar. ( MOLL, 1996,p.32).

Vygotsky recebeu a instrução primária em casa, sob a responsabilidade de um tutor que conduzia o processo educacional de acordo com diálogos socráticos. Depois, ele ingressou no Gymnasium judeu particular em Gomel, graduando-se com medalha de ouro em 1913. Em seguida, entrou para a Universidade de Moscou e suas escolhas foram determinadas pelas restrições que sofria como judeu. Fez direito e freqëntou outros cursos como de história e filosofia na Universidade do Povo, que não era oficialmente reconhecida. Durante os anos de Universidade, dividiu um quarto com sua irmã Zinaida, quem lhe introduziu na obra de Espinosa. Ele, nessa época, demonstrou interesse por literatura e arte. Sua dissertação de mestrado foi sobre Hamlet de Shakespeare e, mais tarde, ele fez uma análise da obra de Dostoievski "Dostoievski e o anti-semitismo". Ao concluir os estudos universitários em 1917, ele retornou a Gomel e obteve permissão para lecionar em escolas estaduais. Entre 1917 e 1924, lecionou em vários institutos e no Colégio Pedagógico onde montou um pequeno laboratório psicologico. Lecionou também na escola noturna para trabalhadores adultos e nos Cursos Preparatórios para Pedagogos. Os assuntos de suas aulas iam de literatura e língua russa a lógica, psicologia e pedagogia.

Organizou as chamadas segundas feiras literárias, fez muitas palestras sobre estética e história da arte, foi co-fundador da editora Eras e Dias e da revista literária Urze.Chefiou a seção de teatro do departamento de Educação popular de Gomel, editou a seção de teatro do departamento de Educação popular de Gomel, editou a seção de teatro do jornal local. Ele foi membro ativo da vida cultural de Gomel, e conheceu muitas figuras culturais importantes da época. A partir de 1920, sua família foi acometida de tuberculose e ele mesmo ficou doente durante 14 anos. Morreu em 1934. Entre 1917 e 1924, nesse período teve como marco a origem do pensamento psicológico de Vygotsky. Em Gomel ele realizou suas primeiras experiências psicológicas e fez as primeiras palestras sobre a educação e psicologia enquanto desenvolvia trabalhos sobre literatura e arte. Produziu sua obra psicológica enquanto doente, de 1920 a 1934 e várias vezes acamado, pedia auxílio à sua filha para escrever suas ideias acerca do desenvolvimento e aprendizagem humanos, ou seja, dos processos psicológicos superiores, dos instrumentos de mediação( ferramentas e signos) e da necessidade de um enfoque genético em psicologia que recuperasse a perspectiva histórica de desenvolvimento humano. As três teses centrais da teoria sócio-histórica de Vygotsky são: processos psicológicos superiores, instrumentos de mediação e perspectiva genética de análise( BAQUERO, 1998).

Fonte: Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia, FUMEC.

Após conhecermos um pouco mais sobre esse importante homem, iremos ter oportunidade de nos inteirarmos a respeito das teses centrais de sua teoria. Até a próxima postagem.