sábado, 28 de fevereiro de 2009

Estágios -Piaget

Acho oportuno conhecer um pouco a respeito dos estágios. Conhecer um pouco sobre as idades e seus estágios muito nos auxilia a educar e amar...

Iniciando pelo estágio sensório-motor , pois indiferente de lidarmos ou não com essa idade em creches, os pequenos fazem parte do nosso cotidiano, próximo ou não, podemos melhor entendê-los em suas ações....

Também as crianças de até 3 anos de idade devem brincar para conhecer ... Atividades de encaixar, montar, empilhar, chacoalhar permitirão a elas explorarem o mundo que as cercam. As crianças brincando irão realizar atividades que são de fundamental importância para a construção de conhecimentos sobre o mundo. Aprenderão a estar com os outros e consigo mesmos. O suíço Jean Piaget(1896-1980), dividiu as atividades lúdicas infantis em três tipos: jogos simbólicos, de regras e de exercício.

Para Piaget, o momento de equilibração do estágio sensório-motor acontece quando a criança consegue construir e manter uma imagem/sentido do mundo como representação mental. Como por exemplo, a mãe continua existindo mesmo tendo saído para o trabalho. A criança procura o seu brinquedo porque mesmo que ele não esteja no seu campo de visão, continua existindo como imagem/sentido em sua estrutura, conteúdo e dinâmica mental, ela possui uma representação mental do mesmo. A criança constrói ao longo do estágio, inúmeras espirais, pequenos desequilíbrios, estratégias de assimilação/acomodação e equilibrações sucessivas. Em um determinado momento, todas essas espirais se agrupam formando uma alça que permitirá à criança, um conjunto de habilidades que alterará sua compreensão e relação consigo mesma e com o mundo. A capacidade de formar uma imagem/sentido mental é denominada por Piaget de função simbólica.

Nos jogos simbólicos: a criança viaja no faz-de-conta, assumindo vários papéis que a imaginação mandar. Por exemplo, assume o papel de professor, herói, etc. Já nos jogos de regras toma contato com o cumprimento de normas, exigindo dela concentração, raciocínio e uma dose de sorte. As duas modalidades, entretanto, convivem com um estágio anterior que é o dos jogos dos exercícios.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Texto básico:Aprender e desenvolver em espiral

Em virtude da centralidade dos seus estudos sobre a infância, Piaget ficou conhecido como aquele estudioso que dividiu o desenvolvimento mental infantil em etapas. Geralmente estudamos o que cada criança é capaz de fazer em cada uma. Caso tenhamos o modelo em espiral proposto por Piaget, basicamente poderemos entender o processo de construção dos períodos. Considera-se para tal, o saber que antecede a outro saber ou seja, o saber prévio, identifica-se o que o desequilibra, os processos de assimilação e acomodação que o caracterizam, para chegar finalmente ao saber buscado ou à equilibração pretendida que será novamente o ponto de partida para o próximo saber, ou o conhecimento prévio, saber reelaborados de cada estágio que constituirá os prévios do seguinte.
Os estágios são divididos em períodos, esses flexíveis, de acordo com Piaget, pois conforme ele altera-se de sujeito para sujeito, de cultura para cultura. As faixas etárias constituem apenas uma referência, pois os limites não são rígidos.
Esses estágios são:
estágio sensório-motor(0-2 anos)
estágio pré-operatório(2-7 anos)
estágio das operações concretas(7-12 anos)
estágio das operações formais(12-anos em diante). Agora o nosso desafio é conhecer o que acontece a cada etapa...

Texto básico:Aprender e desenvolver em espiral

Em virtude da centralidade dos seus estudos sobre a infância, Piaget

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Psicologia e educação

A Epistemologia Genética na Psicologia apresenta-se como uma possibilidade de compreender o psiquismo como processo. A imagem da espiral de Piaget é a estrutura e a dinâmica do nosso psiquismo. Essa imagem mostra que não há, na perscectiva da construção do conhecimento, início e fim para o desenvolvimento mental ao londo do ciclo de vida de um sujeito. A estrutura/dinâmica será construída ao longo do nosso desenvolvimento, numa estreita relação com os conteúdos e será ampliada ou não de acordo com as interações estabelecidadas nesse processo. Esse processo ocorre porque nosso psiquismo tende sempre a buscar o equilíbrio, mas não um equilíbrio estático, e sim, em movimento, em níveis cada vez mais ampliados. A esse processo Piaget denominou de equilibraçao.
Em análise, pensando como profissionais da educação, a teoria piagetiana nos remete a refletir sobre muitos aspectos presentes em nossa pratica educativa escolar, como: que saberes detêm o professor? O professor motiva o aluno a aprender ou a reconhecer a necessidade de aprender? É possível desequilibar o saber prévio sem desvaloriza-lo? Como avaliar o aluno levando-se em consideração o seu saber prévio?

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Importância da Psicologia na educação

Como forma de melhor compreender o aluno em seu processo de aprendizagem, podemos e devemos recorrer à Psicologia, pois essa disciplina muito nos esclarece a respeito dos processos cognitivos que envolvem a construção de conhecimentos pelo sujeito.

Os paradigmas da Psicologia são uma constante na Educação.